29 abril 2013

O Fantástico Mundo dos Códigos



Eu e minha cachorrinha Meily tínhamos um código: sempre que chegava em casa depois do serviço, eu batia três vezes na porta, assim ela sabia que era eu e aquele latido bravo dava espaço a um latido feliz e carinhoso. 
É incrível como temos diversos códigos a nossa disposição e nem se quer sabemos a origem deles! A minha maior curiosidade é sobre o código de barras, como que cada produto tem um e nenhum é igual! E por que sempre 13 dígitos? E por que aquelas barrinhas pretas? Por que sempre começa com 789?

Chega de curiosidade e vamos descobrir um pouquinho sobre o famoso Código de barras:

O código de barras representa graficamente dados numéricos ou alfanuméricos (letras e números) que se escondem atrás das barrinhas brancas e pretas que somente o leitor óptico pode interpretar, assim como a gente vê os números embaixo o leitor os vê nas barrinhas, e as cores pretas e brancas ajudam a reter e refletir na hora da leitura óptica, elas tem diversas simbologias facilitando a criação de novos códigos. O código que vemos nos produtos são composto por 13 dígitos porque os 3 primeiros significa o país...então já sabemos que o Brasil esta representado por 789 nos 3 primeiros números do código, os outros números representam a identificação da empresa, o código do item comercial e o dígito verificador (o último) faz a confirmação matemática de que toda seqüência esta certa!

O código de barras revolucionou a área comercial, com o avanço da tecnologia em breve será microchip capaz de armazenar muito mais dados e facilitar ainda mais a nossa vida!


                                                       
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...